Interações e os processos de racionalização do trabalho em um restaurante de comida rápida
No início do século XX duas formas de organização de produção industrial provocaram mudanças significativas no ambiente fabril: o Taylorismo e o Fordismo. Esses dois sistemas visavam à racionalização extrema da produção e, consequentemente, à maximização da produção e do lucro.
Taylorismo/ Fordismo no Fast-Food Mcdonald’s:
O conceito Fast-Food , relacionado à produção da alimentação de McDonald´s, representa a versão taylorista /fordista : a divisão e a racionalização do trabalho, equipes reduzidas e sem qualificação especial devido aos baixos salários , equipamentos adaptados a procedimentos padronizados e controlados, e essa padronização se estende a todos os McDonald’s do mundo, se você chegar em algum estabelecimento da rede e pedir o famoso “ Número um “ você receberá o mesmo lanche.
• Divisão do trabalho – qualquer que seja o cargo ocupado, os funcionários são altamente treinados para exercer suas funções. A especialização permite que todo serviço seja feito de forma padronizada e no tempo regulamentado.
• Autoridade – todos os funcionários são supervisionados por uma única pessoa, que controla as operações.
• Disciplina– todas as funções são padronizadas. A temperatura e o tempo de preparo dos alimentos, bem com a quantidade de cada ingrediente, o atendimento cordial. Todos os procedimentos são monitorados e têm de ser cumpridos rigorosamente.
E com a adoção desse sistema de produção vieram junto todos os seus grandes defeitos como a alienação que o operário sofre, além das longas jornadas de trabalho e salários injustos.
Conceito de Mais- Valia:
A Mais-valia consiste em uma parte do valor de força que é desprendida por um indivíduo, porém não recebe uma remuneração equivalente. A força de trabalho de um funcionário possui o mesmo valor que o tempo que ele precisa para produzir, muitas vezes o valor desse tempo é menor que a quantidade de força de trabalho total e essa diferença entre