Giddens questões
Aluno: José Hermes Quintão
Professor: João Carlos Duarte
CAPITULO 14 – SEXUALIDADE E GÊNERO
1. No tocante à sexualidade humana, diferencie as ideias de sexualidade nas sociedades tradicionais e nas sociedades pós- modernas.
Nas sociedades modernas a atividade sexual tem sido cada vez mais independente de seu papel procriativo, valorizando-se mais o prazer e a intimidade dos parceiros; mas impondo responsabilidades com as doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes. Imposição voluntária de métodos de controle da natalidade, como preservativos, pílulas abortivas e o aborto propriamente dito. A mulher assume o controle do seu corpo e o sexo gay deixa de ser sujo e ganha acolhimento do Estado como forma de ajuda no controle da população da Terra, que dobra a cada a 50 anos. Enquanto nas sociedades modernas a sexualidade é restringida por fatores reprodutivos, nas sociedades tradicionais acontece exatamente o oposto. A sexualidade é valorizada enquanto atividade de procriação e perpetuação da espécie humana, sendo o sexo recreativo é moralmente condenado e até punido nos códigos penais de muitos países, como é o caso do mundo islâmico, embora o mesmo permita que o homem (desde que tenha condições de sustentar) tenha várias esposas.
2. Diferencie os conceitos de Sexo e Gênero.
Gênero é um modelo metodológico sobre a ruptura do sexo biológico, aquele que a pessoa nasceu (pênis ou vagina), do sexo psicológico, aquela identidade que existe na cabeça de cada indivíduo. Confortin (2003, p. 111) aponta que a produção das idéias sobre o que é inerente à mulher ou ao homem se dá pelos discursos, doutrinas, símbolos e imagens que são propagados pelas organizações socializadoras, ao longo do aprendizado social, visto que “ser homem e ser mulher é um processo que não está pronto na hora do nascimento da pessoa. É um processo que se dá de acordo com as múltiplas influências e instâncias”.
3.