raciais
Nome Completo:Glória Cristina Silva de Morais
RA:1583968639
E-mail:cristinamoraiswk@gmail.com
Data:28/05/2015
Curso:Nutrição
Série:1a noite
Relatório ou Resumo Referente à Atividade Desenvolvida
Oficinas de Relações Étnico-Raciais
Essa questão esta em pauta no Brasil, é muito ruim saber que existe essadiferença e que são conabilizadas os numeros de vagas para empregos, concursos entre outros.
Essa difernça faz com que nosso país seja mesquinho no sentido de racismo, pois pessoas negras não são menores que brancos, são tão intelientes quanto e as vezes até mais. Essa divisão de cor faz com que sejam funcionarios menos favorecidos, com difereças de classe, salários.
Apesar de o racismo ser crime, a desigualdade permanece na sociedade brasileira, combinando os aspectos étnicos (como cor ou raça) aos aspectos sociais relativos à divisão de classes.
O fim da escravidão era para não ter mais ese diferença, os negros e brancos são mesmo seres, sentem dor, tem sentimentos.
Mais visto que com essa diferença tão grande e presente no dia a dia das pessoas, em que para uma entrevista de emprego, onde para cada 10 funcionários apenas 1 é negro, e ainda colocado em cargos que não são expostos ao publico.
A mestiçagem deixa de ser vista como um meio para atingir o branqueamento e passa a ser considerada não só em termos biológicos, mas também como uma mestiçagem cultural. O crime de racismo é, hoje em dia, especificado também para as relações trabalhistas, sendo proibido o tratamento diferenciado no ambiente de trabalho e, em específico, o uso da raça ou da cor como critérios para justificar diferenças salariais ou para o processo de recrutamento. Foi comprovado que o saário de brancos é quase o dobro dos salários dos pardos e negros.
Essa diferença infelizmente existe e deve ter um fim!