CROMO SENAI
Deyvison
Ederson Andre Henrique
Joao victor
Jonas oliveira
Introdução
O metal cromo é produzido em grande escala e extensivamente empregado em ligas com ferro e metais não ferrosos, e em revestimentos obtidos por eletrodeposição.
O cromo é o vigésimo primeiro elemento mais abundante na crosta terrestre, em peso. Ele é quase tão abundante quanto o cloro.
O único minério de cromo de importância comercial é a cromita, FeCr2O4.
O cromo é obtido em duas formas: ferrocrômio e cromo metálico puro, dependendo do uso a que se destina. O ferrocrômio é uma liga de ferro, cromo e carbono, obtido pela redução da cromita com carbono.
Cronologia
Em 1761, Johann Gottlob Lehmann encontrou nos Urais (Rússia) um mineral de cor laranja avermelhada que denominou de "chumbo vermelho da Sibéria". Esse mineral era a crocoíta ( PbCrO4 ), e acreditouse, na época, que era um composto dechumbo com selênio e ferro.
Em 1770, Peter Simon Pallas escavou no mesmo lugar e encontrou o mineral, verificando ser muito útil, devido às suas propriedades, como pigmento, em pinturas. Essa aplicação como pigmento difundiu-se rapidamente. Em 1797, Louis Nicolas Vauquelin recebeu amostras desse material. Foi capaz de, a partir dele, produzir o óxido de crômio (CrO 3) misturando crocoíta com ácido clorídrico ( HCl ).
Em 1798, descobriu que se podia isolar o crômio aquecendo o óxido em um forno de carvão. Também pôde detectar traços de crômio em pedras preciosas, como por exemplo, em rubis e esmeraldas. Denominou o elemento de crômio (do grego "chroma", que significa "cor"). devido às diferentes colorações que apresentam os compostos desse elemento.
Características Principais
Maleabilidade e ductilidade;
Resistente a corrosão;
Resistente a ácidos tais como HCL,H2SO4
Usado em ligas metálicas;
Alta dureza;
Frágil estruturalmente.
Conduz calor e eletricidade.
PROPRIEDADES
Propriedade atómicas
Massa atômica
51,9961(6) u
Raio atómico (calculado)
140 pm
Raio