Estudo dirigido 2 de materiais
UNATEC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
MECATRÔNICA INDUSTRIAL
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA
ESTUDO DIRIGIDO II
Belo Horizonte / MG
1º Semestre / 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
UNATEC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
MECATRÔNICA INDUSTRIAL
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA
ESTUDO DIRIGIDO II
Trabalho apresentado à disciplina Materiais de Construção Mecânica do Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial - Campus Barro Preto
Professor: Luis Peres Azevedo
ALUNO:
Augusto Xavier Pimentel
Belo Horizonte / MG
1º Semestre / 2015
1. Quais as características do ferro fundido branco?
O ferro fundido branco é utilizado em peças que requerem elevada dureza e resistência ao desgaste. Tem o percentual de carbono variável entre 2% e 3%. Quando quebrado, sua face apresenta-se brilhante, pois o carbono apresenta-se totalmente combinado com o ferro. É muito duro, difícil de ser fundido e usinado, podendo apenas ser trabalhado com ferramentas de cortes especiais. É usado apenas em peças que exijam muita resistência ao desgaste (SENAI-ES, 1996).
Os ferros fundidos brancos multicomponentes (FFBMC) são ligas do sistema Fe-C-Cr-W-Mo-V empregadas extensivamente na fabricação de cilindros de laminação a quente para a indústria siderúrgica e de corpos moedores para as indústrias de mineração e de cimento (MARANHO, 2006).
2. Qual o aço ao carbono adequado para fazer:
Peças comuns de mecânica.
Os aços 1020 a 1030 são adequados para fabricação de peças comuns de mecânica, pois são macios, têm resistência à ruptura de 45 a 55 kg/mm2, são maleáveis e soldáveis, não adquirem têmpera e tem de 0,15% a 0,30% de teor de carbono.
Ferramentas para agricultura
Os aços 1030 a 1040 são adequados para fabricação de ferramentas para agricultura, pois são meio macios, apresentam início de têmpera, são difíceis de soldar, têm resistência à ruptura variando de 55 a 65 kg/mm2 e têm de 0,15% a 0,30% de teor de