O CALEND RIO CRIST O
O Calendário Cristão ou Calendário Litúrgico, tem a função de lembrar as datas cristãs mais importantes pois através dele "comemoramos os feitos de Deus por meio de Jesus Cristo. Lembramos o que Ele fez e apontamos para o que Ele faz e fará na vida de cada cristão por meio de Jesus Cristo."1, e também serve para guiar as comemorações cristãs durante o ano.
O dia mais significativo dentro do Calendário Cristão é o domingo, por ser este o dia da ressurreição de Jesus, e desde os primórdios do Cristianismo, os cristãos se reunem neste dia e celebram o "Mistério Pascal de Jesus."2
O Calendário Cristão é diferente do Calendário Civil, pois enquanto este começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro, o Calendário Litúrgico "começa no 1º domingo do Advento (cerca de quatro semanas antes do natal) e termina no sábado anterior a ele."3
No século XII d.C foram adotadas as cores litúrgicas e visam demostrar externamente o caráter das celebrações litúrgicas e manter uma consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do Ano Litúrgico.
O Calendário Cristão é caracterizado pelo tempo comum e o tempo não-comum, sendo que este é o mais "importante, por ser caracterizado pelos dias mais significativos do Calendário Cristão."4, O Calendário está dividido em Ciclo do Natal, Ciclo da Páscoa e Tempo Comum.
Tempo histórico
Assim como podemos contar o tempo através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.
O tempo histórico tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas.
A história não é prisioneira do tempo cronológico. Às vezes, o historiador é obrigado a ir e voltar no tempo. Ele volta para compreender as origens de uma determinada