Perigos No Uso Da Internet
Milhões de pessoas de todas as idades usam diariamente a Internet. Apesar de ser um meio versátil e uma fonte de inesgotáveis recursos, a Internet, apresenta alguns perigos. O cidadão deve conhecer esses perigos, a fim de se proteger da melhor forma e educar os mais jovens a fazer o mesmo.
Alguns perigos que podem surgir com o uso da Internet:
Todos os dias se ouve falar da insegurança na Internet e em particular, nos perigos a que crianças e adolescentes estão sujeitas enquanto navegam.
Alguns dos perigos da Internet são:
Conteúdos impróprios sobre a violência, o racismo, ideais extremistas e pornografia;
Perigo de se estabelecer contacto com pessoas mal-intencionadas que usam as redes sociais para acederem a crianças/adolescentes (ex: pedófilos);
A possibilidade dos adolescentes serem assediados comercialmente para fazerem compras não autorizadas pelos pais e de fazerem um consumo excessivo da internet, como uma “dependência” ou vício.
Para além destes perigos, também tem sucedido frequentemente os adolescentes fornecerem informações íntimas a colegas ou “amigos” (um email com uma carta de amor ou uma fotografia mais arrojada…) que depois são maldosamente difundidas pela internet, provocando situações de grande embaraço.
O que poderão fazer os pais para combaterem esta situação?
Quando os filhos são pequenos os pais devem supervisionar os filhos, limitando o seu acesso á internet na sala onde os pais se encontram em vez de no quarto, onde os filhos estão sozinhos e podem fazer o que querem. Outra maneira de protecção é através da instalação de softwares de filtragem e monitorização no computador (de forma a saberem os websites consultados).
Quando adolescentes estes softwares podem já não ser úteis, por isso o melhor será ensiná-los a protegerem-se sozinhos. Na verdade esta é a forma mais eficaz pois se conseguirem ensiná-los eles poderão saber defender-se melhor ou até evitar más situações no uso da internet.