química qualitativa
ANA CAROLINA DOS S RODRIGUES FRANCISCO DAS CHAGAS DE LIMA MACHADO TOMAS MAGNO COSTA SILVA
TERESINA-PI
JULHO – 2014
Resumo
Realizou-se a identificação dos cátions do grupo I e II mediante a execução de teste da chama (Bico de Bunsen) por via seca e por via úmida, os testes foram expressivos. Por meio do uso da chama do Bico de Bunsen foi possível identificar a coloração dos sais do grupo I e grupo II, exceto do íon amônio. Nas reações por via úmida foi possível identificar os íons por precipitação das soluções no grupo I e II. As reações de cobaltonitrito de sódio, reação com base forte e reação com HClO4 – que ocorreram como esperado e se mostraram eficientes na determinação dos íons desse grupo I em uma solução. No grupo II foi possível identificar os cátions magnésio, cálcio e bário, envolvendo os conceitos sobre reações de precipitação, ácido-base, emissão de radiação e solubilidade. Foi possível verificar através dos experimentos como os ânions influenciam na solubilidade quando os mesmos estão reagindo com os metais do grupo II.
1. INTRODUÇÃO
A análise qualitativa utiliza dois tipos de ensaios, reações por via seca e reações por via úmida. As primeiras são aplicáveis a substâncias sólidas e as últimas, as substâncias em solução. A maioria das reações por via seca fornece informações úteis num período de tempo relativamente mais curto. Umas das operações por via a seco é aquecimento, ensaio do maçarico de sopro e ensaios da chama. (A. VOGEL, 1981)
Nas reações por via úmida percebe-se a ocorrência da reação pela formação de precipitado, por desprendimento de gás, ou por