Química Qualitativa
Introdução
O leite é o alimento mais comum nas dietas das crianças nos dois primeiros anos de vida e mantêm-se bastante freqüente até os cinco anos.
Dessa forma, programas que visão combater a desnutrição em crianças incluem quase obrigatoriamente o enriquecimento do leite.
O íon cálcio está presente no organismo humano (1,5%-2,0), fazendo parte da constituição dos dentes, unhas e ossos, e tendo primordial importância na sustentação e na formação da estrutura corporal.
O íon ferro está presente em alguma proteína, mas sua principal função está relacionada com o transporte, estoque e utilização do oxigênio molecular.Nesse sentido esse elemento encontra-se nas hemácias, transmitindo a estas o tom colorido com que são caracterizados os glóbulos vermelhos do sangue.
Objetivo
Determinação Qualitativa dos Íons Cálcio e Ferro em Leite Enriquecido
Parte Experimental
Materiais e reagentes
Béquer 25 ml
Bastão de vidro
Proveta graduada 10 ml
Funil pequeno
Filtro de papel
Algodão
Solução de Hexacianoferrato (II) de Potássio 1%
Solução de Tiocianato de Amônio 1%
Solução de hidróxido de sódio 3 mol/L
Solução de Cloreto Férrico 5%
Solução Ácido Clorídrico 1:3
Solução Carbonato de Sódio 5%
Solução alcoólica de fenolftaleína 0,1%
Semorin
Procedimentos
Identificação do íon Ferro
Coloque cerca de 20 ml em um béquer, adicione 5 ml da solução de hexacianoferrato (II) de potássio 1% e 5 ml da solução de ácido clorídrico 1:3.
Na presença de hexacianoferrato (II) de potássio, obtém-se um precipitado de coloração azul intenso (azul da Prússia), devido à oxidação parcial do hexacianoferrato (II) de ferro e potássio.
Coloque cerca de 20 ml de leite em um béquer , adicione 10ml da solução de tiocianato de amônio e 5 ml da solução de ácido clorídrico 1:3.
Na presença no íon tiocianato SCN-, tem -se uma coloração vermelha derivada do íon hexatiocianoferrato(III) .
Identificação do íon cálcio
Como oxalato de cálcio,