Química Analítica Qualitativa
A Química Analítica e a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de analise química que nos permitem determinar a composição química das substancias ou de misturas das mesmas. A Análise permite-nos determinar a composição qualitativa da substância em estudo, ou seja, identificar os elementos ou íons que a constituem e também a composição quantitativa, ou seja, estabelecer as proporções entre os elementos ou íons que tinham já sido identificados.
Esse experimento descreve o método analítico de cátions do grupo III, e é de extrema importância às anotações obtidas durante o experimento, elas irão permitir o tipo de análise a ser realizada. Sobrepondo em contato determinadas substâncias, algumas das manifestações esperadas numa reação química poderão ser observadas:
- expulsão de um gás;
- construção de um precipitado;
- mudança de cor e aspecto;
- variação de energia, com absorção ou liberação.
Vimos que, essas manifestações são apenas qualitativas; entende-se então que a reação química acontece se uma ou mais de uma dessas manifestações existirem.
Não há necessidade nem possibilidade de quantificar a mudança de cor da mistura formada. Também não é necessário saber a quantidade de gás liberado no momento da reação. O que precisa ser feito é comparar a qualidade com algum padrão preestabelecido.
Os cátions do grupo II são (Mg2+, Ca2+, Sr2+ e Ba2+).
Os elementos Magnésio, Cálcio, Estrôncio e Bário pertencem ao grupo 2A da tabela periódica apresentando configurações eletrônicas similares. Disto decorre a semelhança de suas propriedades. O magnésio é o metal que apresenta propriedades mais diferenciadas do resto do grupo, devido ao seu pequeno tamanho e por essa razão, às vezes não é classificado junto com esses elementos no procedimento de separação analítica.
Magnésio: é um elemento químico de símbolo Mg, número atômico 12 e massa atômica 24 u. É um metal alcalino-terroso, pertencente ao grupo 2A, sólido nas condições