Quimica Qualitativa
1.1. Sais
Sal é toda substância que em água produz um cátion diferente do H+ e um ânion diferente do OH-. Os sais são formados a partir da reação de um ácido com uma base, que é a reação de neutralização, formando também água.
Um sal é definido como um composto formado pela substituição completa ou incompleta do íon hidrogênio de um ácido por um radical básico.
Um sal normal é formado pela substituição completa do íon hidrogênio de um ácido por um radical básico enquanto um sal ácido é formado pela substituição incompleta do íon hidrogênio de um ácido por um radical básico.
.
1.2. Teste da chama
O teste de chamas é um experimento realizado principalmente ao se estudar o conceito do modelo atômico de Rutherford-Böhr, pois foi por meio desse modelo que se introduziu o conceito de transição eletrônica. Por meio desse experimento é possível identificar o elemento que está presente no composto através da cor apresentada pela chama.
Para se executar o teste é necessário ter algum conhecimento da estrutura da chama não luminosa do bico de bunsen. (Figura 1)
Uma chama não luminosa de bunsen consiste em três partes: Um cone interno azul (ADB), compreendendo principalmente gás não queimado; Uma ponta luminosa em D (Que só é visível quando os orifícios de ar estão ligeiramente fechados); um manto externo (ACBD) no qual se produz a combustão completa do gás. As partes principais da chama, de acordo com bunsen, são claramente indicadas na figura1. a mais baixa temperatura esta na base da chama (a), que é empregada para testar substâncias voláteis a fim de determinar se elas comunicam alguma cor a chama. A parte mais quente da chama é a zona de fusão (b); fica cerca de 1/3 da altura da chama e, aproximadamente, eqüidistante do interiore exterior do manto, é empregada para ensaios de fusibilidade das substâncias e também conjugada com (a), para testar as volatilidades relativas das substâncias ou de uma mistura de