Química Qualitativa
Orientações
Prezado aluno, a seguir falaremos sobre equilíbrio químico abordando os aspectos matemáti cos. Estou confiante que as discussões sobre o entendimento do conceito de solubilidade já foram superadas, de qualquer forma, havendo alguma incompreensão, sugiro que entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo.
Equilíbrio químico
O estudo que estamos desenvolvendo nesta disciplina é de grande importância para análises químicas e compreensão mais detalhada de reações químicas já vistas em semestres anteriores.
Evidentemente as dúvidas ainda existem com relação ao entendimento claro das reações e espero nas páginas seguintes auxiliar vocês.
Obs: Tentarei fazer um t ext o informal, algo semelhant e a uma conversa de corredor.
Quando estudamos as reações químicas, isto desde o nosso primeiro contato com está ciência, é nos dito que em uma reação química há reagentes e produtos, isto é, os reagentes reagem e se transforma em produtos, e então é apresentada a nós a seguinte f órmula:
(1)
Vejam só, a equação acima nos mostra que uma espécie química A reage com uma espécie química B, e fornece outras espécies químicas, C e D. Isto na verdade ocorre, mas não é só isso. Antes de darmos continuidade, entendamos que o sinal +, não te m as implicações matemáticas que conhecemos, isto é, não é algo que soma, por exemplo, 2+ 3. O sinal de soma indica que duas ou mais espécie químicas, presentes em u m mesmo ambiente, estão em condições de se reagirem, sem ne cessariamente se somarem. A flecha , indica que há uma situação inicial e final, separando os reagentes dos produtos.
Após essas observações, é possível que você olhe para a reação (1) e pense que quando é formado C e D, A e B, deixam de existir. Pois bem, se você pensa que é assim, você está quimicamente
ERRADO. Os químicos entendem que as reações químicas existem em uma situação dinâmica , os reagentes reagem e formam os produtos, e os produtos, de igual modo, reagem e formam