trabalho de ti
Existem dois tipos de Sistemas Operacionais, Abertos e Proprietários.
O Sistema Operacional Aberto caracteriza-se pela liberdade aos usuários, para utilizar seus produtos bem como executar, copiar, estudar e modificar, sendo distribuídos livremente, ou seja, de graça. Possui código fonte aberto para modificações, melhorias e correções de erros, ou seja, o usuário tem acesso a toda a parte de programação do sistema operacional.
O sistema Operacional Aberto é uma tecnologia que vem progredindo de forma rápida como alternativa para empresas e usuários domésticos. Várias corporações em todo o mundo já adotaram esse tipo de Sistema Operacional como paradigma para a realização de suas atividades produtivas. Este é o caso de empresas de grande porte como a IBM, Hewlett Packard, Yahoo, Dell, Sun, Compaq, Corel, Oracle, e tantas outras importantes empresas respeitadas e famosas do mundo da computação.
Quem copia o Sistema Operacional Aberto, não está cometendo nenhuma prática de pirataria, porque o código fonte é aberto e de conhecimento público. O conhecimento de sua produção está sendo compartilhado de forma solidária, por empresas, gestores, milhões de usuários, hackers e inúmeras comunidades de cientistas.
Um software é considerado como Aberto quando atende a quatro tipos de liberdade:
1. Liberdade para executar o software, seja qual for a sua finalidade.
2. Liberdade para acessar o código-fonte do programa e modificá-lo conforme sua necessidade.
3. Liberdade para fazer cópias e distribuí-las para quem desejar. 4. Liberdade para melhorar o programa e distribuir suas melhorias ao público, de modo que elas fiquem disponíveis para a comunidade.
Principais Sistemas Operacionais Abertos:
BSD (Berkeley Software Distribution) é um Sistema Operacional UNIX desenvolvido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, durante os anos 70 e 80. Atualmente, o BSD não é um único Sistema Operacional,