FRANQUIAS
Discente: Samuel Espírito Santo – GC noturno IV périodo
O Processo de Internacionalização da Rede de Franquias "O boticário" no Mercado Norte-americano
O sistema de franquias, devido ao grande número de redes hoje espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, é familiar a todos nós. Sabemos que uma empresa, por ser franquia, terá o direito de utilizar a marca de outra, comercializará seus produtos e serviços e gerará no consumidor a expectativa de ver o mesmo modelo de negócio nos diversos locais onde ele se deparar com aquela marca.
Nesse caso, referente a franquia da Boticario, podemos entender a internacionalização como o processo por meio do qual a empresa deixa de operar nos limites do mercado nacional de origem e passa a explorar mercados estrangeiros, um pouco diferente do que estamos acostumados a ver, já que é muito comum recebermos grandes marcas de varios segmentos no nosso pais, quase que constantemente.
Sabemos que esse processo é natural da globalização, essa, proporciona esse giro e cria necessidades de expansão comecial e territorial. A internacionalização dos negocios e o advento das empresas multinacionais não são fenômenos novos, mas a participação de empresas procedente de paises em desenvolvimento, como o Brasil, no contexto global ainda é um acontecimento relativamente recente.
O Boticário começou sua história em 1977 como uma pequena farmácia de manipulação no Centro de Curitiba (PR). Hoje é uma das grandes empresas de cosméticos do Brasil e a maior rede de franquias do setor em todo o mundo. Esse investimento deu tão certo que em 2010, a empresa paranaense abriu a sua 160ª loja (franquia), tornando-se a líder em quantidade de lojas e faturamento em território nacional (Brasil) e está entre as três maiores redes de franquia do mundo. No mesmo ano, a empresa criou aholding, Grupo Boticário, presidida por Artur Grynbaum