Química- Partículas Elementares
Índice
Introdução 2
Evolução dos modelos da matéria 2
Modelo Atômico Atual 3
Detecção e identificação de partículas 4
A natureza e a intensidade das forças nas transformações das partículas 4
Conclusão 6
Bibliografia 7
Introdução
Em física de partículas, uma partícula elementar é uma partícula da qual outras partículas maiores são compostas. Por exemplo, átomos são feitos de partículas menores conhecidas como elétrons, prótons e nêutrons. Os prótons e nêutrons, por sua vez, são compostos de partículas mais elementares conhecidas como quarks. Um dos mais notáveis da física de partículas é encontrar as partículas mais elementares – ou as co-denominadas partículas fundamentais – as quais constroem todas as outras partículas encontradas na natureza, e não são elas mesmas compostas de partículas menores. Historicamente, os hádrons (mésons e Bárions tais como o próton o nêutron) e até mesmo o átomo inteiro já foram considerados como partículas elementares.
Evolução dos modelos da matéria
John Dalton foi um inglês que viveu de 1766 a 1844.
Dalton afirmava que o átomo era a partícula elementar, a menor das particulas que constituiam a matéria. John Dalton apresentou seu modelo atômico em 1808. Ele comparava o atomo com uma minuscula esfera maciça, impenetravel, indestrutivel, indivisivel e sem carga. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos.
Este modelo atômico ficou conhecido como "Modelo Da Bola De Bilhar".
J.J. Thomson foi um físico inglês que ao pesquisar os raios catódicos demonstrou que estes podem ser interpretados como um feixe de partículas de carga negativa.E então os deu o nome de elétrons.
Após varias experiências utilizando campos magnéticos e elétricos,Thomson,determinou a relação entre carga e massa do elétron.
Assim Thomson conclui que os elétrons deveriam ser constituintes de todos os tipos de matéria.
Com base em suas conclusões J.J. Thomson