Mol o que é??
O Escritório Internacional de Pesos e Medidas define: " Mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quanto são os átomos contidos em 0,012 quilograma de carbono-12".
A unidade mol é muitas vezes comparada à "dúzia", pois ambas são adimensionais e são utilizadas para descrever quantidades. Porém, o uso do mol mostra-se adequado somente para descrever quantidades de entidades elementares. O mol é o nome da unidade de base do Sistema Internacional de Unidades para a grandeza quantidade de matéria .
O símbolo não aceita plural.É uma das sete unidades de base do Sistema Internacional de Unidades, muito utilizada na Química.
A partir da definição de mol, fica estabelecido que a massa molar do hidrogênio é 1 g . mol-1 , o que significa que 6,02214179.1023 (constante de Avogadro). Uma homenagem ao químico italiano Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, conde de Quaregna e Cerreto, foi um advogado e físico italiano, um dos primeiros cientistas a distinguir átomos e moléculas.
Ao utilizar o termo mol, deve-se especificar quais são as entidades elementares em questão (átomos, moléculas, íons, elétrons, outras partículas ou agrupamentos especificados de tais partículas), uma vez que ambiguidades podem ser geradas.11
Por exemplo, se fosse escrito apenas 4,44 mol de hidrogênio, seria impossível saber se significa 4,44 mol de átomos ou de moléculas de hidrogênio. Uma maneira usual e conveniente para contornar possíveis ambiguidades é escrever a fórmula molecular da entidade elementar que está contida pelo mol. Ex.: 4,44 mol de H2; 6,28 × 10−2 mol de PbO; 3 mol de Fe.