Química de Alimentos - Minerais
- Os alimentos naturais são as principais fontes de minerais, tanto os de origem vegetal como animal. Nos alimentos os minerais estão na forma de um complexo orgânico natural que é facilmente absorvido e utilizado pelo organismo.
- A carne também é importante fonte de ferro que é um dos principais minerais do nosso organismo, envolvido com o transporte de oxigênio através da corrente sanguínea.
- Os minerais são elementos inorgânicos, geralmente um metal e nos alimentos quase sempre estão associados a algum outro grupo químico tais como óxido, carbonato, sulfato, etc...
- No organismo, os minerais se combinam à constituintes orgânicos, tais como enzimas, hormônios, proteínas e principalmente aminoácidos. - Quando a alimentação não é suficiente em quantidade e qualidade de minerais, recorre-se aos suplementos minerais, porém nestes, os minerais não estão na forma de complexo orgânico e por isso não são tão bem absorvidos.
- Os minerais são importantes na prática esportiva, pois vários atuam no músculo e no equilíbrio hídrico do organismo;
- Durante o exercício físico, além da perda de água pelo suor, ocorre também a perda de minerais(eletrólitos) como o sódio, cloreto, potássio, magnésio e cálcio.
- A falta destes minerais pode levar ao aparecimento de cãibras musculares. - As necessidades de cada mineral para o organismo variam de microgramas a gramas por dia.
- O excesso na ingestão de um pode prejudicar a absorção e utilização de outro. Por exemplo, a absorção de zinco pode ser afetada por suplementação de ferro, enquanto a ingestão em excesso de zinco pode reduzir a absorção de cobre.
- Os minerais desempenham diversas funções no organismo, tais como regulação do metabolismo enzimático, manutenção do metabolismo ácido-básico, contração muscular e pressão osmótica.
- Facilitam a transferência de