CMRR
É um programa do governo estadual, único na América Latina, que vem disseminando informações através de intervenções e parcerias com o intuito de estimular a conscientização e reflexão do cidadão no que se refere à gestão de resíduos.
O CMRR oferece oportunidades que agregam conhecimento e cidadania para indivíduos de todas as idades , seu objetivo é contribuir na construção de sociedades sustentáveis.
Promove comunicação entre setores públicos, privados e à sociedade civil. Em busca de alternativas que transformem os resíduos, em oportunidades de trabalho e renda. Contribuindo na preservação dos recursos naturais, tendo como foco, educar a população levando ao seus conhecimentos a dimensão de resíduos existentes na sociedade que poderão ser úteis na criação de artes recicláveis.
Normalmente as escolas são utilizadas por ser mais fácil o acesso à informação mas, ainda assim não consegue atender todas as cidades por depender da aprovação de terceiros e também pela falta de apoio político local. Essa falta de apoio acontece quando ocorre a troca de mandato e mudanças de cargo.
Geralmente, as pessoas tem dificuldades em visitar a fundação essa resistência pode está ligado a diversos fatores já citados, resultando no receio em se dirigirem ao local, ou pode ser que realmente não despertou o interesse no assunto em questão.
Os catadores são na atualidade os maiores interessados no assunto, trabalham e contribuem muito para a reciclagem e são muitas vezes marginalizados e vítimas de preconceitos. E atualmente, o número de pessoas que contribuem com essa forma de reciclagem ainda é muito pequena, pois atribuem essa obrigação ao governo. Existem postos de coletas do lixo para a separação desses resíduos, mas não são em todos os lugares que são vistos. Isso ocorre pela falta de cooperação da população, que misturam lixo orgânico junto dos materiais reciclados e não existe nenhum tipo de controle que fiscalize a