Recursos Humano
Introdução
O valor de uma empresa e seu poder no mercado é avaliado através de fatores capacidade de desenvolvimento, satisfação do cliente através da qualidade, acessibilidade disponibilidade de seus produtos e serviços, eficácia, entre vários outros, porém, seu mais valioso bem e a sua maior força vêm dos conhecimentos e informações.
Introduzindo o que será visto nesse artigo pode-se definir Recrutamento segundo Jaqueline Arruda (2009) como: “[...] um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.” E Seleção é o “[...] processo pelo qual os candidatos a um cargo são separados e entrevistados e é tomada a decisão de contratar” (GOMES ET AL., 2003, P. 3).
O Recrutamento e Seleção abrangem a empresa como um todo, indo desde a contratação até a demissão de um funcionário. É responsável pelo processo seletivo, buscando o melhor capital intelectual e o mais adequado para a vaga disponível, já que atualmente as pessoas de uma corporação são os maiores responsáveis pela capitação de recursos organizacionais. Um profissional que aplica esse processo deve conhecer as necessidades e ser experiente para que possa obter eficácia.
Este estágio teve como foco abordar fatores esclarecedores sobre a visualização da importância do setor de R&S, tratando dos benefícios e malefícios apresentados pelo mesmo, e mencionando o fator pessoa, no caso, o funcionário que aplicará a Seleção, pois seja ela entrevista ou não o responsável precisa estar bem preparado.
Como enfoque a apresentação do processo de recrutamento e seleção de pessoas para pequenas e médias empresas. Através de práticas analisadas pela literatura consultada, são sugeridas quais as melhores ferramentas a serem utilizadas, mediante aos grandes benefícios e oportunidades de melhoria que pode ser agregado às empresas na utilização adequada deste processo.
OBJETIVO