Resíduos minerais de vários tipos de panelas como possíveis contaminantes de rede de esgoto doméstico ou cursos d’água
Tranches, Talita A.; Azarias, Lilian C.; Oliveira, Marília D. de; Alves, Sônia M. Carvalho, Alessandra R. de;
Resumo:
Os utensílios culinários podem liberar alguns componentes inorgânicos durante o cozimento de alimentos. Isso é interessante desde que não haja implicações toxicológicas e descarte inadequado ao meio ambiente. A partir disso, avaliou-se a liberação de minerais como: oxalato, sulfeto, arsenito, tiossulfato, tiocianeto, bismutato, cadmio, níquel, bário, estrôncio, por métodos qualitativos. Pela espectrofotometria por absorção atômica, metais como Ca, Mg, Cu, Fe, Mn, Zn. Utilizou-se 1000 mL de água deionizada e sal de cozinha (NaCl) como simulantes de cozimento em panelas de vidro, barro, ferro, esmaltada, pedra, cobre, alumínio e teflon, expostas à cocção durante 20 minutos. Comparou-se os resultados com a prova em branco. Qualitativamente, os íons não foram detectados, exceto o cadmio. Na análise quantitativa, identificou-se elevado teor de Cu e Fe. Esses metais são bioacumuláveis e, se descartados em redes de esgoto ou cursos d’água, a longo prazo podem intensificar o acúmulo de metais pesados na natureza.
Palavras-chave: panelas; metais; contaminação
Introdução
Ao preparar a refeição, a grande preocupação dos consumidores é em relação à qualidade dos alimentos, os quais devem estar sempre fresquinhos e dentro do prazo de validade. Porém, este cuidado também deve se estender aos produtos e utensílios que serão utilizados na hora de preparar e servir as refeições.
A utilização de panelas, frigideiras e outros produtos que liberam minerais durante a preparação dos alimentos pode ser interessante quando há carência desses no corpo humano e desinteressante quando há liberação dos mesmos em quantidade inadequada, causando doenças como câncer, déficit de atenção, osteoporose, Alzheimer, etc. Porém, há um terceiro fator com o