quimica alimentar
A Química alimentar é um campo do conhecimento no qual é estudada química do processamento de alimentos e as interações de todos os componentes biológicos e não biológicos destes. Ela se baseia nos princípios da físico-química, química orgânica, química analítica e bioquímica, enfatizando os conceitos químicos necessários para estabelecer as relações entre composição química e as propriedades funcionais, nutricionais e organolépticas de um alimento.
Os componentes biológicos incluem itens como carne, leite, grãos, açúcares, frutas, legumes, entre outras. Em boa parte é similar à bioquímica, pois os principais componentes dos alimentos são os carboidratos, as proteínas e os lipídios. No entanto, também são estudadas a água, as vitaminas, os minerais, as enzimas, os aditivos alimentares, como aromas, corantes, emulsificantes, entre outros.
Identificação
A química dos alimentos é uma ciência que estuda os processos químicos que acontecem neles. Todos os produtos alimentícios são feitos de materiais biológicos que reagem e interagem de diferentes maneiras e sob condições distintas. Os carboidratos, lipídios (ou gorduras) e as proteínas são os principais componentes das comidas. Outros compostos como enzimas, água, minerais, aditivos e corantes também são áreas de estudo dentro da química dos alimentos. Esse ramo da ciência tem um papel importante nos métodos de processamento dos produtos alimentícios, tendo a função de preservar e melhorar a disponibilidade e a qualidade. O nosso organismo é igualmente composto por moléculas orgânicas, com origem nos alimentos. Alguns deles, como as vitaminas, não podem ser sintetizados no nosso organismo mas são indispensáveis, mesmo em quantidades diminutas.
Efeitos
O entendimento dos processos químicos que ocorrem nos alimentos ampliou o fornecimento de produtos alimentícios numa escala global, sendo os métodos feitos para atrasar o processo de decomposição uma área central