Quotidiano
Para a realização do modulo 17 da disciplina de Área de Expressões, foi me proposto pela professora Cátia Ribeiro a realização de um trabalho que tem por tema “Quotidiano Cénico”. Para a realização deste trabalho terei que me basear num quadro cronológico de principais pessoas e acontecimentos teatrais ao longo da historia da humanidade, e falar um pouco sobre o texto dramático de teatro. Vou ainda fazer uma breve reflexão sobre a organização de uma estrutura de produção teatral e a construção do personagem e da evolução do trabalho do ator. Em suma vou relatar o teatro e as suas componentes.
Objetivos
1- Identificar o quadro cronológico de principais pessoas e acontecimentos teatrais ao longo da história da humanidade;
2- Distinguir texto dramático de teatro;
3- Definir cenografia e espaço cénico;
4- Definir a função do encenador;
5- Refletir sobre a organização de uma estrutura de produção teatral e a construção do personagem e da evolução no trabalho do ator.
Principais impulsionadores do teatro
Gil Vicente
Dramaturgo e poeta, Gil Vicente nasceu provavelmente em Guimarães (Portugal), em 1465. Dados seguros sobre sua biografia, porém, não são conhecidos, sabe-se que desde o início do século XVI vivia na corte, em Lisboa, onde organizava festas e comemorações. Como poeta lírico, encontra-se representado no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, é considerado o criador do teatro em Portugal. Como dramaturgo, produziu 44 peças, de inúmeros temas. Nelas, é marcante o caráter crítico e satírico, de sentido moralizante. A circulação de sua obra se fazia, em parte, por meio de folhetos impressos e em literatura de cordel. No entanto, alguns dos títulos do escritor foram proibidos ou expurgados pela censura inquisitorial.
Sete deles foram incluídos em 1551 no Index (lista de livros cuja leitura era proibida pela Igreja Católica). A primeira reunião completa das suas criações, a compilação de todas as obras de