Quotidiano de destitução
3209 palavras
13 páginas
Instituto Superior de Serviço Social do PortoLicenciatura em Gerontologia Social
Ano Lectivo 2011/2012
Internamento em Lar: Quotidiano de destituição
Trabalho elaborado para a disciplina de Sociologia do Envelhecimento 5
Alunas:
Docente: Adriano Zilhão
Senhora da Hora, Janeiro, 2012
Introdução
Este trabalho realizou-se no âmbito da disciplina de Sociologia do Envelhecimento V, da Licenciatura de Gerontologia Social. No nosso trabalho pretendemos abordar a temática da destituição do quotidiano que ocorre nas estruturas residenciais.
Começamos por fazer uma breve referência ao Interaccionismo Simbólico. De seguida, na base do texto que nos foi facultado, sintetizamos as características da instituição totalitária. No âmbito do tema do nosso trabalho abordaremos algumas características que se aplicam nos nossos locais de estágio …. Por fim, desenvolvemos uma breve conclusão.
1.Interaccionismo Simbólico
O Interaccionismo Simbólico desenvolve uma perspectiva de leitura dos comportamentos, que requer a compreensão das representações de si próprio e dos outros que constituem a subjectividade dos indivíduos. Foi com George Herbert Mead que nasceu uma nova teoria sociológica que pretendemos desenvolver - o interaccionismo simbólico. Este, enquanto teoria veio alterar a forma de observar a sociedade e os seus comportamentos. O pensamento sociológico até ao interaccionismo era de carácter estruturalista, ou seja, os comportamentos eram condicionados pelas diversas estruturas sociais. Com o interaccionismo a sociedade é entendida como o resultado comunicacional dos indivíduos em interacção.
Esta teoria concebe importância às interacções existentes entre as pessoas e o seu contexto na sociedade. As interacções sociais são determinadas pelos significados partilhados pelas pessoas ao interagirem. De acordo com este princípio, as pessoas usam símbolos nas suas interacções, sendo os