Quimica ii
Os objetivos propostos pela atividade desenvolvida são: Estudar separação de misturas; Utilizar três métodos para separar quatro substâncias (areia, ferro, cloreto de sódio e dicromato de potássio), que formam uma mistura heterogênea (polifásica); Verificar a solubilidade das substâncias (mistura heterogênea); Identificar às fases as substâncias; Verificar as possíveis mudanças de fase durante o processo; Verificar as perdas dos componentes durante a separação.
INTRODUÇÃO Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação, seja por processos de extração tecnológicos, processos de síntese indústrias ou laboratoriais, para obter substâncias com maior grau de pureza.
Em função da complexidade da mistura, às vezes é necessário usar vários processos diferentes, numa sequência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura. Estes são alguns dos métodos mais utilizados para separação de misturas diversas, homogêneas e heterogêneas:
Catação: usando a mão ou uma pinça, separam-se os componentes sólidos.
Ventilação: o sólido menos denso é separado por uma corrente de ar.
Levigação: o sólido menos denso é separado por uma corrente de água.
Separação magnética: um dos sólidos é atraído por um ímã.
Cristalização fracionada: todos os componentes da mistura são dissolvidos em um líquido que, em seguida, sofre evaporação provocando a cristalização separada de cada componente.
Dissolução fracionada: um dos componentes sólidos da mistura é dissolvido em um líquido. Colocando-se a mistura em um recipiente com água. Logo após é filtrado à mistura e o componente que não possui solubilidade no liquido é retido no filtro, enquanto que o outro componente o atravessa.
Peneiração: usada para separar sólidos constituintes de partículas de dimensões diferentes. São usadas peneiras que tenham malhas diferentes. Industrialmente, usam-se conjuntos de peneiras