Química Inorgânica II
Centro de Ciências Exatas e de Tecnologias
Disciplina: Química Inorgânica II – QUI0307AA
Professor: Almir Luís Brancher
Prática: Propriedades Químicas dos Metais Alcalinos e Alcalinos Terroso
Data: 21/08/2014
Aluno: Patrich Sandri
1. Objetivos
As experiências têm como objetivo aprimorar e por em prática o estudo de metais alcalinos e alcalinos terrosos, analisar e observar suas reações também suas propriedades, tais como o comportamento com outros reagentes. Além disso comparar propriedades físicas e químicas dos compostos, comparar a solubilidade de hidróxidos e identificar íons cátions no teste de chama.
2. Introdução
Os elementos do Grupo 1 ilustram, de modo mais claro que qualquer outro grupo de elementos, o efeito do tamanho dos átomos ou íons sobre as propriedades físicas e químicas. Eles formam um grupo bastante homogêneo e, provavelmente, tenham a química mais simples que qualquer outro grupo da Tabela Periódica. As propriedades físicas e químicas desses elementos estão intimamente relacionadas com sua estrutura eletrônica e seu tamanho. Todos esses elementos são metais; são excelentes condutores de eletricidade, moles e altamente reativos. Possuem na camada mais externa um elétron fracamente ligado ao núcleo e geralmente formam compostos univalentes, iônicos e incolores. Os óxidos e hidróxidos são bases muito fortes e os oxi-sais são muito estáveis. Seus representantes são: Lítio, Sódio, Potássio, Rubídio, Césio e Frâncio.
Os elementos do Grupo 2 apresentam as mesmas tendências nas propriedades que foram observadas no Grupo 1. Esses elementos formam uma série bem comportada de metais altamente reativos, mas menos reativos que os metais alcalinos. Geralmente, bivalentes e formam compostos iônicos incolores. Os óxidos e hidróxidos são menos básicos que dos elementos do Grupo 1: portanto seus oxi-sais são muito mais susceptíveis ao calor. Todos os elementos do Grupo 2 possuem dois elétrons s no nível eletrônico