Relator O I De Quimica Inorganica II
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
QUI0307AA – Química Inorgânica II
Prof. Dr Carlos Alejandro Figueroa
PRÁTICA 1- PROPRIEDADE QUÍMICA DOS METAIS
ALCALINOS E ALCALINOS TERROSOS
27/03/2015
LENO SPIASSI E THIAGO VASCONEZ
OBJETIVO
Analisar e avaliar a reatividade dos metais alcalinos e alcalinos terrosos com suas reações e resultados, após a prática que foi realizada em laboratório.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Os metais alcalinos compreendem o grupo 1 da tabela periódica, sendo um grupo bastante homogênio no que diz respeito as suas propriedades físicas e químicas. “As propriedades físicas e químicas desses elementos estão intimamente relacionadas com suas estrutura eletrônica e seu tamanho” (LEE, pag. 139, 1999).
São os mais reativo da tabela periódica e aparecem na
natureza em forma elementar.E tem seus subníveis internos todos preenchidos e apresenta apenas um elétron, este por sua vez, está fracamente ligado ao núcleo. Por esse motivo, estes metais, formam íons positivos monovalentes e formando compostos univalentes, iônicos e incolores. São bons condutores de eletricidade e calor; apresenta baixa energia de coesão, o que lhes confere a propriedade de serem moles possuir baixos e pontos de fusão e ebulição. De todos os elementos do grupo, o Lítio é o que mais difere dos demais, como será exposto mais adiante.
Veja os elementos que constituem o grupo:
Configuração eletrônica dos metais alcalinos (LEE, 1999)
Elemento
Símbolo
Configuração eletrônica
Lítio
Li
2s1
Sódio
Na
3s1
Potássio
K
4s1
Rubídio
Rb
5s1
Césio
Cs
6s1
Frâncio
Fr
7s1
Os hidróxidos e óxidos são bases muito fortes sais são muito estáveis. Ao ser removido o elétron da camada de valência, o tamanho que o íon adquire é menor que do átomo neutro, isto se deve à remoção da camada de valência e a maior atração pelo núcleo dos demais elétrons. “Assim, os íons do grupo 1 são muito grandes e seu tamanho aumenta do Li+ até Fr+, à medida que
camadas