QUIMICA II 2015
ALUNO: Ariel de Figueiredo Nogueira Mesquita; nº6 – 1ºC.
PROFESSOR: Hilário Moura - Colégio Santa Isabel
1. Anteriormente, Wöhler havia isolado a ureia da urina para estudos. Então, após analisar o composto sintetizado, ele viu que, além do cheiro característico, este tinha as mesmas características da ureia, composto já analisado por ele.
2. A. Cada átomo compartilha 4 pares de elétrons.
B. Ligação covalente.
3. Análise química. Isolar as substâncias de uma essência, e em seguida identificá-las; depois se determina o teor de cada componente da mistura ou composto.
4. Existem dois procedimentos: O processo Reichstein, que usa um processo de pré-fermentação, seguida por uma via puramente química; e o processo de fermentação moderno em duas etapas, que utiliza fermentação adicional para substituir algumas etapas químicas posteriormente.
5. C6H8O3
6. Seguindo a ordem F > Cl > Br > I, a eletronegatividade do elemento ligado ao carbono aumenta, atraindo o par de elétrons compartilhado na ligação covalente. Assim, a polaridade e a separação de cargas na ligação aumentam, dando origem a uma carga positiva parcial sobre o carbono e uma carga negativa parcial sobre o átomo mais eletronegativo.
7. “C”. A massa total da molécula é de 148 u.m.a (Unidade de Massa Atômica) e, fazendo os cálculos, o enxofre (S2= 64 u.m.a) é igual a aproximadamente 43% do peso da molécula (ou 63,64%)
8. “C”. O fato de o carbono formar imensas cadeias justifica porque ele é responsável pela imensa variedade de compostos orgânicos. Por exemplo, uma cadeia com 43 carbonos é diferente de uma com 42, e cada uma forma um composto diferente. Por isso o carbono forma tantos e tão variados elementos.
9. A.
B. I: Insaturada, heterogênea, ramificada. II: Insaturada, homogênea, normal. III: Saturada, homogênea, normal. IV: Saturada, homogênea, ramificada.
10. A. Esteroide (porém, devido à presença do grupo OH, este também pode ser considerado um