Modelo simples de pré projeto
Delimitação do tema: tratamento da dependência química na perspectiva dos profissionais do CAPS/AD II de Martinópolis.
Problemática: Qual a importância da família no tratamento da dependência química?
Objetivo Geral: Compreender o papel da família no tratamento da dependência química, na ação interventiva da equipe técnica do CAPS/AD II de Martinópolis.
Objetivo Específico:
Analisar a diversidade de drogas licitas e ilícitas existente;
Apresentar a Política de Atenção ao Dependente Químico;
Contextualizar a implantação do CAPS/AD II de Martinópolis;
Compreender as ações voltadas ao tratamento do dependente químico através do CAPS/AD II de Martinópolis.
Justificativa: O presente projeto tem como proposta estudar como temática o papel da família no tratamento do dependente químico.
A motivação para estudar o tema acima vem do interesse das alunas do curso de Serviço Social, por ser um assunto bastante abordado na sociedade contemporânea, considerando o aumento exacerbado do uso de substâncias psicoativas e o impacto que o consumo de drogas causa na família do dependente que acabam se tornando as primeiras vitimas da dependência e adoecendo psicologicamente, e alguns casos também fisicamente.
O lócus da pesquisa que propomos será o CAPS/AD II de Martinópolis, implantado como política de atendimento ao dependente químico desde 2009.
Pressupondo ser este estudo mais uma contribuição no debate e reflexão que envolva a complexa problemática da dependência química e seu tratamento, possibilitando e instigando pesquisas futuras.
Metodologia: O estudo se constituirá de uma pesquisa social de natureza qualitativa, pois segundo Muchulskide, LUDKE afirma que:
A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento, a pesquisa qualitativa supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada [...]