Reaçoes quimicas ii
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
REAÇÕES QUÍMICAS II
Trabalho apresentado ao III período do curso de Engenharia de Produção/Mecânica como requisito parcial para aprovação do componente curricular Química Geral, sob orientação da ProfºMsC F. J.
TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA
2013
RESUMO
Adicionou-se HCl em um tubo de ensaio com fenolftaleína, em seguida hidróxido de sódio. Em outro tubo adicionou SuSO3 e uma pequena quantidade de limalha de ferro, observou-se a reação durante cinco minutos. Logo após foi dissolvido em um béquer pedra-hume com água destilada, em uma alíquota dessa solução foi adicionado NH4OH. Em seguida, diluiu-se sacarose com água destilada. Em outro béquer adicionou-se sacarose com H2SO4. Observou-se e anotou-se os resultados de cada experimento.
1 INTRODUÇÃO
Uma reação química ocorre quando certas substâncias se transformam em outras. Para que isso aconteça, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira.
Como estas ligações podem ser muito fortes, energia, geralmente na forma de calor, é necessária para iniciar a reação. As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais (reagentes).
Como a ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (ou pelo menos uma) diferentes das que existiam, quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração, mudança de cheiro, formação de precipitados etc.
As reações químicas não ocorrem somente nos laboratórios, mas em toda a parte e em todo o momento. Oxidação e redução são exemplos destes tipos de reações que ocorrem em nosso dia-a-dia.
O objetivo da aula prática 4 é de realizar algumas reações químicas envolvendo as principais funções inorgânicas (ácido, base, sais e óxidos) e, observar aspectos qualitativos