Química II
A palavra cerâmica vem do grego “keramikos”, que significa “matéria queimada”. São compostos inorgânicos formados por elementos metálicos e não metálicos, geralmente oxigênio, nitrogênio ou carbono. Na maioria das vezes são óxidos, nitretos e carbetos.
2. CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DAS LIGAÇÕES ATÔMICAS DOS MATERIAIS CERÂMICOS
A maioria das cerâmicas possui ligações iônicas entre um metal e não metal mas também podem apresentar uma combinação mista de ligações iônicas e covalentes. A estrutura da cerâmica dependerá do tipo predominante. Alto ponto de fusão e dureza são características dessas ligações.
O grau do caráter iônico da ligação depende da eletronegatividade dos átomos, quanto maior for a diferença entre eles mais iônica será a ligação. A % do caráter iônico pode ser determinada pela seguinte equação:
% de caráter iônico = {1-exp[-(0,25)(XA-XB)2]} x100
Onde XA e XB são as eletronegatividades dos elementos.
Os compostos cerâmicos de alta % de caráter iônico possuem uma estrutura dependente do tamanho relativo dos íons, já os de alta % de caráter covalente possuem uma estrutura que depende da direcionalidade das ligações.
3. CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A LIGAÇÃO PRESENTE NOS MATERIAIS CERÂMICOS
4. PROPRIEDADES
4.1.Térmicas
4.1.1 Capacidade térmica
É a capacidade que indica a quantidade de calor que um material pode absorver do ambiente.
4.1.2. Expansão térmica
As forças de ligação interatomicas da maioria das cerâmicas são relativamente fortes, consequentemente os coeficientes de expansão térmica desses materiais são relativamente baixos, nas cerâmicas cristalinas cubicas e não cristalinas o coeficiente e isotrópico, e nos demais e anisotrópico.
Para que esses materiais frágeis não sofram fraturas quando submetidos a mudanças de temperatura devem possuir coeficientes de expansão térmica relativamente baixos e isotrópicos.
4.1.3. Condutividade térmica
As cerâmicas são isolantes térmicas pois não possuem um número muito