Psicologia organizacional
A Psicologia tem papel fundamental dentro de uma empresa. Dentro do contexto organizacional temos a figura do psicólogo organizacional, profissional que irá trabalhar com os fenômenos e comportamentos organizacionais.
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de comportamento organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com liderança e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflitos e dimensionamento de trabalhos, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. O comportamento organizacional também leva em conta inúmeras situações para entender causas e efeitos, assim sendo cada caso deve ser avaliado relacionando o ambiente e a personalidade.
Dessa forma, o papel do psicólogo organizacional é fundamental, pois possibilita alcançar níveis de qualidade por toda a organização, atuando diretamente ligado ao bem estar dos colaboradores, trabalhando na seleção de cargos e currículos, testes psicológicos, em projetos sociais, na resolução de conflitos internos e interpessoais, em práticas motivacionais, gerenciamento de plano de carreira, avaliação de comportamento, desempenho e performance, clima organizacional, programas de treinamento, desligamentos entre outras funções.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
A Psicologia Organizacional teve origem a partir da revolução industrial no seculo XVIII e XIX, inicialmente denominada como psicologia Industrial. Ela estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recusrsos humanos e gestão de pessoas.
Organizações são entidades sociais, dirigidas por metas, com sistematização de atividades, estruturadas e coordenadas, ligados ao ambiente externo, onde um conjunto de profissionais trabalha para chegar a um objetivo comum.
Durante muito tempo os