drogas que atuam no sistema nervoso autônomo
Atualmente a Gengivite e a Halitose possuem local de destaque em estudos e pesquisas visto que acometem grande parte da população e possuem enorme impacto social podendo predispor doenças sistêmicas graves. A gengivite e a Halitose são principalmente causadas pela mudança da microbiota da cavidade oral devido a inúmeros fatores, sendo o de maior incidência a falta de higienização adequada.
A gengivite é uma patologia oral que esta associada à inflamação dos tecidos moles aderentes ao elemento dentário apresentando capilares dilatados e aumento do fluxo sanguíneo na região. Tal patologia oral possui varias formas clinicas de manifestação sendo a forma mais grave a gengivite ulcerativa necrosante (GUN). A maior parte dos casos de Gengivite esta associada à deficiência de higienização e consequentemente ocorrendo o acumulo de placa dental, sendo estes fatores influenciáveis não só no aparecimento de gengivite, mas também de Halitose.
Halitose é uma condição do hálito na qual este se altera tendo um papel fundamental a microbiota bucal podendo conter inúmeras causas entre elas cárie dental, doença periodontal, má higiene, distúrbios gastrointestinais, entre outras. Esta alteração da microbiota pode ou não significar uma condição patológica, tendo como consequência impactos sociais.
Após a mudança na Constituição Federal, em 1988, a qual determinou que Saúde é um direito de todos e dever do Estado modificou-se a dramaticamente a metodologia de qualidade de vida da população tendo atualmente inúmeras ações sociais que buscam a transmissão de informações para os cidadãos visando a redução de enfermidades bucais que muitas vezes podem ser evitadas pelo simples ato de escovação dentaria.
O presente trabalho possui o objetivo de aumentar os conhecimentos relacionados a gengivite e a halitose dando ênfase para as causas, formas clinicas, prognostico e tratamento destas patologias.
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, enriquecida com