Placas tectonicas
As placas tectônicas se movimentam impulsionadas pelas correntes de convecção que ocorrem nas porções superficiais do manto terrestre.
Limite transformante – ocorrem quando as placas deslizam ou roçam uma na outra.o espaço e preenchido com material magmático.
Limite divergente – quando as placas estão se afastando, neste ponto ocorre a formação de nova crosta terrestre.
Limite convergente – quando as placas se movimentam em uma mesma direção, chocam-se exercendo grande pressão uma sobre a outra,ocorrendo a formação de montanhas.
O Japão e uma área instável porque se encontra em uma área de junção de três placas tectônicas.
O território brasileiro encontra-se em uma área estável , na placa sul americana.
Orogênese e o nome dado ao processo de formação das grandes cadeias de montanhas e se da em função da compressão entre placas tectônicas convergentes.
Três camadas da terra:
Crosta terrestre – camada superficial solida que circunda a terra
Manto – camada logo abaixo da crosta e formado por vários tipos de rochaÉ formada por vários tipos de rochas que, devido às altas temperaturas, encontram-se no estado pastoso e recebem o nome de magma. Núcleo: Compreende a parte central do planeta e acredita-se que seja formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas.
Rocha magmática extrusiva – quando o magma resfria na superfície terrestre, de forma mais rápida, como no caso do basalto.
Rocha magmática intrusivas – quando o magma resfria nas camada inferiores de maneira mais lenta dando origem ao granito.
Rocha metamórfica – são aquelas que sofreram modificações em sua estrutura mineral devido a grande pressão e elevadas temperaturas.
Rochas sedimentares - Esse tipo de rocha é chamada de rocha sedimentar e se forma a partir de mudanças ocorridas em outras rochas. Chuva vento, água dos rios, ondas do mar: tudo isso vai, aos poucos, fragmentando as rochas em grãos de minerais.