Farmacos que atuam no SNC e SNA
CAMILLA RAQUEL DE MELO
FARMACOLOGIA I
(FÁRMACOS QUE ATUAM NO SNC E SNA)
COMPLEMENTAÇÃO DE DISCIPLINA
JOAO PESSOA - PB
2013
FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA – FACENE
CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM
COMPONENTE CURRICULAR: FARMACOLOGIA I
PROFESSOR (A): DAIENE MARTINS
FARMACOLOGIA I
(FÁRMACOS QUE ATUAM NO SNC E SNA)
COMPLEMENTAÇÃO DE DISCIPLINA
Complementação de disciplina, referente ao Componente Curricular Farmacologia I, ministrada pela Professora Daiene Martins, do terceiro perído do Curso de Bacharelado em Enfermagem, como complementação semetre.
JOÃO PESSOA - PB
2013
INTRODUÇÃO
O Sistema Nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade funcional deste sistema.
O Sistema Nervoso Central recebe, analisa e integra informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens. O Sistema Nervoso Periférico carrega informações dos órgãos sensoriais para o Sistema Nervoso Central e do Sistema Nervoso Central para os órgãos efetores (músculos e glândulas). O Sistema Nervoso Central divide-se em encéfalo e medula.
O Sistema Nervoso Autónomo, como o próprio nome já diz, funciona de forma autónoma, controlando a função involuntária de diversos órgãos, já que a maior parte da sua atividade não chega ao córtex.
Desta forma é responsável por comandar mecanismos que conscientemente não se podem modificar, como por exemplo: os batimentos cardíacos, a secreção das glândulas da mucosa estomacal, a dilatação das pupilas.
O Sistema Nervoso Autónomo divide-se em Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático. Estes trabalham de forma contrária, podendo-se afirmar que o Sistema Parassimpático restaura os níveis de equilíbrio alterados pelo Simpático.
DESENVOLVIMENTO
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
O Sistema