Sistema nervoso
O sistema nervoso é o que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal). Os neurônios e os nervos são integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema nervoso de um animal são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio. A mensagem é transmitida ao cérebro e este dá origem a uma sensação. O sistema nervoso está dividido em duas partes:
Sistema nervoso central (constituído por encéfalo e medula espinhal).
Sistema nervoso periférico (constituído por nervos cranianos, raquidianos e gânglios).
Sistema nervoso central.
O sistema nervoso central é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral.
Encéfalo.
O encéfalo é uma massa grande encerrada na caixa craniana. Nele encontramos: cérebro, cerebelo, e tronco encefálico, esse último é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano. O cérebro, o cerebelo e o bolbo raquidiano as principais divisões do encéfalo.
Cérebro.
O cérebro humano é o centro do sistema nervoso humano e é um órgão altamente complexo. Está constituído por: Telencéfalo (hemisférios cerebrais) e diencéfalo ( tálamo, hipotámolo, epitálamo e subtálamo).
Este é imóvel e representa apenas 2% da massa do corpo, mas, apesar disso, recebe aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração. O seu aspecto se assemelha ao miolo de uma noz. É um conjunto distribuído de milhares de milhões de células que se estende por uma área de mais de 1 metro quadrado dentro do qual conseguimos diferenciar certas estruturas correspondendo às chamadas áreas funcionais, que podem cada uma abranger até um décimo dessa área.
Cerebelo.
O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do