Quimica organica experimental
CURSO DE QUIMICA DA FCT-UNESP
CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE
Professor Eduardo R. Pérez González , Licenciada Claudiany Cristina da Silva, Técnico Superior Paulo Orlando Ruis.
Colab.: MSc Renato Sonchini Gonçalves e Licenciado Rafael Dias do Espírito Santo.
Reunimos neste material um grupo de aulas praticas de Química Orgânica extraídas da literatura e adaptadas aos objetivos do nosso Curso de Química e esperamos seja proveitosos para os nossos alunos.
OBJETIVOS.-
QUE OS ALUNOS DO CURSO DE QUIMICA COMPROVEM ATRAVES DE EXPERIMENTOS DE SINTESE, PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO A OCORRENCIA DE MECANISMOS DE REAÇÃO PELA FORMAÇÃO DE COMPOSTOS ORGANICOS DE DIVERSAS CLASSES.
OBSERVAÇÃO.-
DEVE TENTAR-SE A CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUIMICA DOS COMPOSTOS PREPARADOS NO LABORATORIO UTILIZANDO AS TECNICAS INSTRUMENTAIS DISPONIVEIS NO DFQB:
PONTOS DE EBULIÇÃO OU FUSÃO
INDICE DE REAFRAÇÃO
GC
GC-MS
UV-VIS
FT-IR
Normas de segurança: Material distribuído para as aulas praticas de Química Org. I
AULA PRATICA 1
ACETANILIDA
1-INTRODUÇÃO E METODOLOGIA
A preparação da acetanilida 1 ocorre através da reação entre a anilina 2 e um derivado de ácido carboxílico, neste caso o anidrido acético 3, na presença de uma solução tampão de ácido acético/acetato. Como a reação é dependente do pH, este tampão fornece o pH ótimo para que a reação ocorra com maior velocidade e rendimento. A acetanilida sintetizada é solúvel em água quente, mas pouco solúvel em água fria. Utilizando-se estes dados de solubilidade, pode-se recristalizar o produto, dissolvendo-o na menor quantidade possível de água quente e deixando resfriar a solução lentamente para a obtenção dos cristais, que são pouco solúveis em água fria. As impurezas que permanecem insolúveis durante a dissolução inicial do composto são removidas por filtração a quente, usando papel de filtro pregueado, para aumentar a velocidade de filtração. Para remoção de