Inteligência espiritual
TEMA: A INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL.
INTRODUÇÃO:
O assunto é tão interessante que mesmo os pensadores seculares estão preocupados com essa sabedoria, que podemos chamar também de inteligência espiritual.
Segundo a psicóloga e filosofa e teóloga americana Danah Zohar, autora do livro Inteligência Espiritual, lançado no Brasil, essa capacidade se caracteriza pelos seguintes traços: capacidade de ser flexível; grau elevado de auto-conhecimento; capacidade de enfrentar a dor; capacidade de aprender com o sofrimento; capacidade de se inspirar em idéias e valores; relutância em causar danos aos outros; tendência para ver conexões entre realidades distintas; tendência a se questionar sobre suas ações e seus desejos, com perguntas como “por que agir de tal maneira? ” ou “o que aconteceria se agisse de outra maneira?”; capacidade de seguir as próprias idéias e ir contra as convenções.
Agora, o que psicólogos, filósofos e teólogos estão dizendo é que QI e QE podem trazer crescimento profissional e financeiro, mas, para ter paz interior e alegria, o ser humano precisa ter também inteligência espiritual. “
A inteligência espiritual, também chamada de QS (do inglês spiritual quocient), é a inteligência que leva o ser humano, a criar situações novas, a perceber, por exemplo, a necessidade de mudar de rumo, de investir mais num projeto ou de dedicar mais tempo à família. Se é nas crises que o ser humano pode demonstrar o seu QS, foi na maior delas – quando se arrependeu do adultério e do homicídio a partir de uma ilustração contada pelo profeta Nata em 2 Samuel 12 – o rei Davi mostrou que o auge da inteligência espiritual está na sua capacidade de arrependimento.
} Fé, amor, esperança, perdão, capacidade de arrependimento (diferentemente de culpar-se), humildade, mansidão são manifestações de inteligência espiritual, por isso devem ser desenvolvidas . CORPO DO SERMÃO:
FRASE TRANSICIONAL: VAMOS Á PARTIR DE AGORA VER COMO