Quimica experimental
CEFET/ RJ
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA
Allan Costa Macedo Sousa (GEL)
Diego Felix Meirelles (GELT)
Gabriel de Souza Pate de Barros (GEL)
Relatório 01
Química Prática
Rio de Janeiro
2014
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
CEFET/ RJ
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA
Relatório 01
Química Prática
Prof. Antônio Carlos
Rio de Janeiro
2014
Sumário
01. Introdução
Este relatório apresenta as características e importâncias fundamentais de um material de laboratório tão significativo para alunos que tenham a finalidade de executar um experimento de química. Para isso, elencam-se diversos instrumentos laboratoriais essenciais para a execução de uma determinada função e objetivo.
No dia oito de agosto de 2014 foi apresentada aula prática laboratorial com o intento principal de se exporem os materiais usuais deste meio. Pode-se notar, pelo fato de estar em um laboratório, a importância de focalizar in loco as diversas experiências, e o embasamento teórico que se pode fortalecer com o desenvolvimento prático. Como, por exemplo, o conhecimento de fatores que afetam o desenvolvimento da velocidade de uma reação, como a elevação da temperatura por uma lamparina, ou o aumento da superfície de contato de um sólido com o uso de um almofariz com pistilo, ou a aplicação prática de um kitassato, que utilizado no processo de filtração, diminui a pressão interna, assim, acelerando a filtração líquida. Ou seja, para variadas atividades laboratoriais é essencial a vinculação de facilitadores temporais em um experimento.
Portanto, o laboratório precisa ser, detalhadamente, um facilitador, como um todo, do mecanismo de aprendizado, para isso, é necessária a informação de materiais funcionais e objetivos usuais deste espaço.
02. Objetivos
Certamente, o