Pedagogia Social: suas funções e sua formação.
Social: O social é aquilo que pressupõe relações, sociabilidade, abarcando relacionamentos, sentimentos, modos de ser, de estar, de agir e de se manifestar. Aplica-se mais ás interações humanas significativas para os sujeitos. Convívio entre diferentes pessoas, com uma causa comum, elo que une certas pessoas para o alcance de um fim.
Caliman (2011), define a Pedagogia Social como uma ciência prática, social e educativa, não formal, que compreende em termos amplos a tarefa de socializar e, particularmente, prevenir e recuperar dentro das deficiências da socialização e da falta de satisfação das necessidades fundamentais. O autor também destaca que a Pedagogia Social pode ser compreendida por outros autores como uma articulação e especialização do discurso pedagógico, como a Pedagogia Comparada, a História da Pedagogia, a Pedagogia Especial, etc.
Atualmente, a Pedagogia Social orienta-se para a realização prática da educabilidade humana voltada para pessoas que encontram-se em condições sociais desfavoráveis. O educador social surge como uma necessidade da sociedade industrializada. Logo, estima-se que a Pedagogia Social tenha tido mais destaque no período da Revolução Industrial para atender aos excluídos e aos que necessitavam de uma ajuda para se integrar ao Sistema. Existe hoje uma forte tendência a Pedagogia Social: ONG's, Associação de Moradores, projetos sociais, entre outras organizações têm colocado educadores sociais para despertar o desejo de aprender o que muitas vezes não é passado na escola, ou a conscientização que é esquecida pela sociedade. A conscientização política, ética e social não vem apenas da escola, vem da vivência, do contato e do respeito ao outro. E é nessa lacuna deixada pelo “processo educativo escolar” (coloco entre aspas porque acredito que o processo escolar não se dá apenas na escola em si, mas em todos os espaços que há troca de conhecimentos), que o educador social entra.