QUIMICA EXPERIMENTAL
Ciência e Tecnologia Agroalimentar
Química Geral Experimental
Turma 025034
EXPERIÊNCIA Nº1
MEDIDAS E TRATAMENTOS DE DADOS
Docente: Ana Paula Soares de Lima
Discentes: Katerine Birriel Barquett e Vinicius Duarte
Introdução
Nesta experiência procura-se estudar as propriedades fundamentais mais utilizadas como: massa, volume, temperatura e também outras propriedades fundamentais como comprimento e densidade, que são produtos das propriedades fundamentais, mas que estejam dentro do SI (sistema internacional de unidades).
Existe um método que expressa a precisão de um número, onde o número de algarismos significativos indica a precisão relativa do próprio número. Algarismos significativos são todos os números diferentes de zero, contados da esquerda para à direita, independente da posição da vírgula, no entanto, zeros à direita são significativos.
A técnica de medição do volume de uma amostra depende do estado físico da amostra (sólido ou liquido) e da sua forma (regular ou irregular). Os resultados obtidos podem ser expressos em unidades SI, metro cúbico (m³), ou em unidades múltiplas deste, que é o caso mais frequente. Normalmente, as unidades múltiplas mais usadas são o mililitro (ml) ou centímetro cúbico (cm³), litro(L) e o decímetro cúbico (dm³).
Toda medida possui um determinado erro, pois é limitado ao tipo de equipamento utilizado na experiência. Um instrumento pode ser mais preciso, pois a medida de seus desvios é praticamente igual, mas não significa que alcançou o valor exato da medida.
Na medição de temperaturas usam-se termômetros, em geral de mercúrio, graduados, normalmente, em graus Celcius (ºC). Devem ser manuseados com cuidado para não se partirem. Antes de fazer qualquer leitura, deve estudar se a escala do termômetro que se vai utilizar, de modo a evitar erros, e deve verificar se o seu alcance está adequado à temperatura a medir.
Medir a massa de uma amostra é