Fenômeno El Niño
O fenômeno El Niño - As razões do batismo de uma ocorrência climática
“Em primeirolugar, o que é “El Niño”? Já lhe digo: é o aquecimento anormal das águas equatoriais do Oceano Pacífico nas imediações do Peru e do próprio Equador – ça va sansdire. Como alcança outras regiões, banhadas pelo mesmo oceano, acaba provocando alterações atmosféricas em vários lugares. No Brasil, seca no Nordeste e inundações noSul – e problemas metereológicos na Índia, Austrália e Indonésia.
Mas por que o nome El Niño? É o fenômeno, que ocorre cerca de cinco vezes a cada 20 anos,manifesta-se em geral nas proximidades de 25 de dezembro, data presumida do nascimento de Jesus. Por isso, os pescadores peruanos de anchovas o batizaram como el niño,menino em espanhol, lembrando o menino Jesus. Esta, a explicação.
O último El Niño de grande intensidade ocorreu em 1997/1998. Deixou rastro de grandesincêndios na região setentrional do Brasil, causou a morte de mais de duas mil pessoas no mundo e acarretou prejuízos de 33 milhões de dólares, que estrago!
Hoje, jáestamos informados pelos cientistas de que o El Niño e o efeito estufa vão esquentar o clima no planeta. Na verdade, que o atual ano de 2007 será o mais quente daHistória, com possíveis e nada agradáveis consequências para a humanidade.
Receita para enfrentar o problema: resignação e estoicismo. Que jeito?”
COTRIM,Marcio. “O fenômeno El Niño – As razões do batismo de uma ocorrência climática” em revista de Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, ano II, n. 17, mar. 2007.