fenômenos climaticos
Efeitos Brasil: http://www.suapesquisa.com/geografia/el_nino.htm http://www.suapesquisa.com/geografia/la_nina.htm
EL NIÑO E LA NIÑA
EL NIÑO: El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico que caracterizar-se por um aquecimento irregular das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.
* COMO SE FORMA: Uma vez aquecidas entre 2 ou 3 °C graus, se forma uma massa de ar quente que sobe e impede a descida das massas mais frias. Ao subir ela atravessa a Cordilheira dos Andes, e passa pela floresta Amazônica que também tem a produção da massa tropical úmida.
* ÁREA DE OCORRENCIA: Ocorre no Oceano Pacifico Tropical, na área sul da América do Sul, e nas áreas Norte e Nordeste do Brasil. Também acontece na Costa da Indonésia, e do Equador.
* CONSEQUENCIA: Alteração da vida marinha na costa oeste dos EUA e do Canadá e no litoral do Peru; o aumento de chuvas no sul da América do Sul e sudeste dos EUA; secas no Nordeste brasileiro, centro da África, Sudeste Asiático e América Central e tempestades tropicais no
LA NIÑA: É o contrário do EL NIÑO, que é o esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. Alguns dos impactos de La Niña tendem a ser opostos aos de El Niño, mas nem sempre uma região afetada pelo El Niño apresenta impactos significativos no tempo e clima devido à La Niña.
* COMO SE FORMA: É o aumento da intensidade dos ventos alísios. O fenômeno de ressurgência das águas do Pacífico tende a se intensificar e ocorre a diminuição da temperatura da superfície oceânica. A corrente atmosférica tende a “empurrar” as águas mais quentes com maior força, fazendo com que ela se acumule mais a oeste do que ocorreria normalmente.
* ÁREA DE OCORRENCIA: Acontece