Memorial de cálculo de projeto de drenagem
FACULDADE DE ARQUITETURA ENGENHARIA E TECNOLOGIA
SISTEMAS DE DRENAGEM
MEMÓRIA DE CÁLCULO
PROJETO DE DRENAGEM
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 DADOS E CONSIDERAÇÕES 4
3 COMPRIMENTO CRÍTICO DA SARJETA 5
4 LOCAÇÃO DOS PVs E CLPs 7
5 PLANILHA DE DIMENSIONAMENTO DA REDE DE DRENAGEM 8
1 INTRODUÇÃO
Nesse memorial será apresentado o roteiro de dimensionamento do projeto de drenagem urbana de um bairro da cidade de Cáceres.
Também será apresentado o processo de cálculo dos comprimentos críticos de sarjeta, das distâncias das bocas de lobo e posicionamento dos PVs e por fim será apresentado o cálculo da planilha final de dimensionamento de rede de drenagem.
2 DADOS E CONSIDERAÇÕES
Na planta do projeto foram disponibilizados os comprimentos de cada quadra e rua, as alturas das cotas e as posições dos corpos hídricos. Com isso foi possível determinar o padrão geométrico mínimo (PGM) de cada rua e, depois, o melhor meio-fio de concreto (MFC), utilizando o Álbum de projetos tipo de dispositivos de drenagem do DNIT.
O coeficiente de rugosidade (n), que é em função do tipo de revestimento da sarjeta, é tabelado, que no nosso caso é 0,013.
Já o coeficiente de infiltração adotado foi 0,75 e foi uma sugestão do professor.
3 COMPRIMENTO CRÍTICO DA SARJETA
Após a determinação do PGM de cada tipo de via e do cálculo prévio da declividade com base nas cotas em projeto, foi feito o cálculo do comprimento crítico da sarjeta para determinar as distâncias entre as bocas de lobo. Primeiramente determina-se a vazão em função da declividade através da fórmula: