Dimensionamento de galerias pluviais
1. Objetivo.............................................................................1
2. Introdução.........................................................................2
3. Memorial Descritivo.........................................................3
4. Memorial de Cálculo........................................................5
5. Conclusão.........................................................................22
6. Referências Bibliográficas...............................................23
1. Objetivo
Dimensionar um sistema de Drenagem Urbana e verificar a necessidade de sarjetas e bocas de lobo em uma área de 20 hectares na cidade de São Paulo.
2. Introdução Teórica
As metodologias relativas à drenagem de águas pluviais têm evoluído consideravelmente, às diversas formas de crescimento urbano e consequente ocupação do solo. Os sistemas de drenagem urbana são sistemas preventivos de inundações, principalmente nas áreas mais baixas das comunidades sujeitas a alagamentos ou de cursos naturais de água.
Em função da urbanização desordenada os problemas agravam-se, as inundações que ocorrem na drenagem urbana são devido ao efeito da impermeabilização do solo, canalização do escoamento ou obstruções ao escoamento, pois com a impermeabilização do solo através de telhados, ruas, calçadas, a água que infiltrava, passa a escoar pelos condutos, aumentando o escoamento superficial. O volume que escoava lentamente pela superfície do solo e ficava retido pelas plantas, com a urbanização, passa a escoar através de superfícies impermeáveis, condutos e canais, exigindo maior capacidade de escoamento e aumento das seções e declividade do conduto ou canal. O sistema de drenagem urbano deve fazer parte desde o início da formação do Planejamento urbano, a fim de evitar danos e prejuízos à população. Um sistema de Drenagem de