Impacto da noticia de Sindrome de d
A gestação de um filho gera muitas expectativas à cerca de um sonho. Quando se recebe a notícia de que a criança é portadora de Síndrome de Down, este sonho se esvai e os pais experimentam a sensação de morte de um filho que está vivo. Frequentemente, por falta de preparo dos profissionais, esta notícia não é transmitida da forma mais adequada, maximizando o sofrimento destes pais e podendo influenciar significativamente no desenvolvimento global da criança.
O comunicado da notícia no período gestacional ou pós-natal gera os mesmos sentimentos de angústia, luto e preocupação com o futuro. No entanto, se a mulher gestante receber todas as orientações referentes à Síndrome que acomete seu filho e o devido acompanhamento psicológico, terá mais tempo para lidar com a situação e, logo após o nascimento, a criança já poderá usufruir de terapias e estimulação precoce para seu desenvolvimento.
Em contrapartida, os pais que recebem a notícia de forma inadequada e somente após o parto, terão que lidar com o período de negação enquanto seu filho já está nascido e necessitando de acompanhamento específico, sendo este postergado até o momento em que estejam preparados emocionalmente para tal.
Diante dos casos citados, percebe-se a necessidade de orientação oriunda de equipe interdisciplinar especialmente preparada, capaz de prover aos pais esclarecimento de dúvidas e explicações para que este momento delicado seja o menos traumático possível. E desta forma, possa ajudar no estreitamento da relação de pais e filhos e contribuir na elaboração de programas de estimulação precoce.