Stress e Qualidade de Vida no Trabalho
Curso de Psicologia
Stress e Qualidade de Vida no Trabalho
Talita Gonçalves Monteiro
Pelotas
2014
Tema: Stress e qualidade de vida no trabalho
Problema: Como o stress a as doenças ocupais estão relacionados em um ambiente de organizacional? O que a empresa pode fazer para minimizar os danos ao colaborador e ao ambiente de trabalho?
Objetivo Geral: Pesquisar na literatura a importância do clima organizacional, para o impacto do stress na vida dos colaboradores, e como isso afeta a produtividade da organização.
Objetivo específicos:
1) Identificar os níveis de stress desencadeado pelo ambiente de trabalho e qual as consequências do mesmo
2) Verificar a importância do cima organizacional para
desenvolvimento das atividades no
trabalho.
3) Identificar modelos que amenizem e identifiquem o stress de seus colaboradores e sua relação com a empresa
Metodologia: Trata-se de um estudo teórico
Justificativa: Hoje as mudanças estão cada vez mais veloz, a velocidade de informação de um mundo globalizado está exigindo mais do mercado de trabalho, e resultante a isso temos um ambiente cada vez mais competitivo e cobranças cada vez maiores. No meio desse ambiente hostil estão os funcionários, que muitas vezes doam sua vida para que sua organização obtenha lucros. Devido a essa realidade atual, segundo levantamento feito pela Previdência Social¹ entre os anos de 2006 e 2009 ouve um aumento exorbitante nos casos de depressão decorrentes das condições de trabalho, o crescimento foi superior ao registrado de doenças de colunas e articulações. Os
casos de depressão e demais transtornos mentais e de comportamento
aumentaram de 0,4% para 3%.
Poder fornecer um ambiente de trabalho melhor aos colaboradores, não apenas ajudara ao funcionário, também aumentara sua produtividade e reduzira gastos da empresa com contratações e atestados médicos.
1 -