Stress, trabalho e resiliência: relações sob uma perspectiva teórica
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Michele Del Fava de Carvalho
STRESS, TRABALHO E RESILIÊNCIA: RELAÇÕES SOB UMA PERSPECTIVA TEÓRICA
NOVA FRIBURGO – RJ
Novembro - 2014
Michele Del Fava de Carvalho*
STRESS, TRABALHO E RESILIÊNCIA: RELAÇÕES SOB UMA PERSPECTIVA TEÓRICA
Work, stress and resilience: relations under a theoretical perspective
Monografia apresentada a Universidade Estácio de Sá - UNESA, como requisito parcial para obtenção do título de Graduação em Psicologia, sob orientação da Prof.(a) Ana Gabriela Rebelo e co-orientação da Prof.(a) Andrea Goldani.
*aluna do 10º período, graduando em Psicologia na Universidade Estácio de Sá, Nova Friburgo – RJ.
NOVA FRIBURGO – RJ
Novembro – 2014
Resumo
O stress surge da demanda de adaptação aos estímulos estressores, tanto externos quanto internos. Por conta da sua abrangência, o stress pode afetar a saúde, a qualidade de vida e a sensação de bem-estar como um todo. Relacionado com o trabalho e as questões envolvidas com o homem, surge o stress ocupacional. O desenvolvimento do stress no trabalho aponta para efeitos no corpo e mente e propicia o aparecimento das doenças ocupacionais. O sujeito condicionado ao estado de stress ocupacional pode desencadear a Síndrome de Burnout. Para que não ocorra esse processo de adoecimento, em seus diferentes níveis, o indivíduo necessita se utilizar de um mecanismo de proteção chamado resiliência. Uma vez que esta se manifeste, o indivíduo se realizará de forma saudável, pessoal e profissionalmente.
Palavras-chave: trabalho; stress; qualidade de vida; doenças ocupacionais; resiliência.
Abstract
Stress arises from the demand for adaptation to stressors, both external stimuli and internal. On account of is breadth, stress can affect the health, quality of life and sense of well-being as a whole. Related to the work and the issues involved with the man, occupational stress arises. The