Lixo Organico
A grande maioria das terras brasileiras possui baixos teores de matéria orgânica, tão importante para a fertilidade dos solos tropicais. O Brasil joga fora cerca de 100 mil toneladas diárias de lixo, dos quais mais de 50% desses resíduos são provenientes de restos de alimentos urbanos. O aproveitamento da fração orgânica para a produção de adubo, além de melhorar a fertilidade do solo, pode reduzir os custos da produção agrícola.
1.2 _ COMO É FEITO A RECICLAGEM DOS RESÍDUOS ORGANICOS
A principal forma de se reciclar resíduos orgânicos é a compostagem. Este processo envolve transformações (decomposição biológica).
Promovidas por microorganismos do solo que têm na matéria orgânica sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono.
Por essa razão uma pilha de composto não é apenas um monte de lixo orgânico empilhado ou acondicionado em um compartimento. É um modo de fornecer as condições adequadas a esses microorganismos para que degradem a matéria orgânica e disponibilizem nutrientes para as plantas.
No final da decomposição, origina-se um material rico em nutrientes, com estrutura fofa, cheiro agradável, temperatura ambiente, pH próximo de 7, livre de agentes patogênicos e de sementes de ervas daninhas.
1.3_ POR QUE RECICLAR
Reciclar é importante para a preservação do meio ambiente e o produto da reciclagem pode ser utilizado como adubo para as plantas. Assim diminuí-se a quantidade de lixo depositado em aterros sanitários e lixões.
1.4_ VATAGENS DE RECICLAR
Aproveitamento dos resíduos orgânicos domiciliares como adubo para a produção agrícola, reduzindo a quantidade de resíduos depositados em aterros sanitários e lixões.
O uso do fertilizante orgânico aumenta quantidade de nutrientes no solo, reduzindo o uso de fertilizantes químicos.
Aumenta a capacidade das plantas na absorção de nutrientes (macro e micro), fornecendo substâncias que estimulam seu crescimento.
Melhora a