Produção única
A orientação vocacional é umas das técnicas mais usadas pelos psicólogos, tendo como objetivo ajudar os indivíduos a se auto reconhecer. Em uma pesquisa feita com alguns grupos de adolescente que estavam no ultimo período do ensino médio obtivemos a seguinte resposta: “Ainda não tenho certeza do curso, mas talvez curse Direito pelo fato de agradar meus pais” (Mulher, 18 anos) “Não sei o que cursar, ainda tem duvida de qual profissão escolher” (Homem, 17 anos) “Sonho em cursar psicologia desde criança, mas não tenho certeza se este seria realmente a profissão para o meu futuro”. (Mulher, 19 anos). Compreendem-se as dificuldades que os adolescentes passam ao escolher a sua profissão, mas para uma solução eles procuram ajuda de profissionais, no decorrer do texto apresentaremos algumas técnicas utilizadas por profissionais para ajuda-lo os adolescentes a escolher a sua profissão.
A orientação vocacional é realizada por psicólogos que tem como ênfase incentivar os alunos a escolherem uma profissão, neste processo o objetivo é tentar deixar o cliente à-vontade durante as entrevistas, “discutindo os valores, a importância, a necessidade ou não desta opção para o sujeito” (CHAGAS, 1981, P. 82). O objetivo do profissional é deixar o cliente à vontade para expressar suas opiniões, suas dúvidas e seus maiores interesses.
“Sonho em cursar psicologia desde criança, mas não tenho certeza se este seria realmente a profissão para o meu futuro” (Mulher, 19 anos), nesta abordagem a mulher apresenta que, só o fato de ela sonhar com uma profissão não seria o suficiente para tomar decisão, precisaria de outros contextos de incentivos. Umas das questões mais trabalhadas é o valor da profissão no mercado de trabalho. “[...] o mercado é o elemento fundamental de uma escolha profissional” (CHAGAS, 1981, P. 85).
[...] o mercado de trabalho, esclarece-se o conceito-relação entre a oferta de emprego (hoje de trabalhos) e a procura por parte