Produção Unica
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
NUTRIÇÃO
DENIZE NASCIMENTO GUIMARÃES
A CAFEÍNA E A SAÚDE HUMANA: O RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE SOBRE A SUBSTÂNCIA.
Trabalho apresentado no curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – AGES, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial nas disciplinas Produção Textual (Lilian Cavalcante), Metodologia do Trabalho Cientifico (Reinaldo Prata), Biologia Celular e Histologia (Gustavo Fraga), Ciências da Nutrição (Igor Brandão), Sociologia (Luciana Galante).
Orientador: Igor Brandão
Paripiranga
Novembro 2014
A Cafeína e a Saúde Humana: o reconhecimento da sociedade sobre a substância.
Por muitos anos o café foi dado como um possível vilão, que poderia ser prejudicial e até possíveis ideias de que poderia contribuir para que algumas doenças tivessem um aceleramento.
A cafeína é apenas uma das substâncias contidas nos grãos de café, ela por sua vez alcançou um maior reconhecimento e notoriedade, dentre os inúmeros usos desta substância estão os mais conhecidos como bebidas tipo Cola, Café, Guaraná, Chá e Mate. O consumo destes tipos de bebidas que contem a cafeína deve ser regularmente analisado por um nutricionista, e de forma moderada, para que seja mantida uma boa saúde e ‘bem estar’ para o indivíduo que o consome, pois o excesso do consumo destas bebidas podem prejudicar os organismos, trazendo um risco à saúde.
Portanto, a saúde deve sempre ser o principal ponto de partida a ser seguido, seguindo este principio, temos como resultados de algumas pesquisas, testes efetuados com o uso do café em sua forma originária, direto do grão moído e diluído em água quente, onde temos constatação de suas reações em nosso organismo e até nas evidencias de benefícios ao seu uso continuo em nossa rotina diária.
As pesquisas efetuadas necessitam é claro de um aprofundamento mais crítico e comprovações cientificas mais reconhecidas pela sociedade. No entanto,